Em um mundo de heróis e princesas, a escolha dos fãs por um vilão como personagem favorito pode parecer estranha. No entanto, desde que Gru apareceu nas telas, em 2010, em Meu Malvado Favorito, ele se tornou instantaneamente popular, conquistando admiradores ao redor do mundo.

Com sua aparência mal encarada, com destaque para sua cabeça careca e nariz protuberante, Gru pode não ser o que se espera de um personagem infantil. Mas são justamente essas características que o tornam único e cativante.

Por trás de sua aparência grosseira, no entanto, Gru tem um coração amável e um instinto protetor pela sua família adotiva: as adoráveis meninas órfãs Margo, Edith e Agnes.

Ao longo dos filmes, Gru passa por uma jornada de auto-descoberta, aprendendo a amadurecer e a ser um pai melhor enquanto, ao mesmo tempo, enfrenta os vilões que ameaçam sua família e sua cidade. Essa trajetória traz uma profundidade inesperada para o personagem, elevando-o de mero vilão a um protagonista verdadeiramente complexo.

Não é apenas a trajetória de Gru que o torna especial, mas a qualidade do design do personagem em si também. Sua aparência única é acompanhada por uma escolha de dublagem perfeita: a voz rasgada e rouca de Steve Carell adiciona humor e personalidade ao personagem.

Foi o sucesso desses filmes que levou a franquia Meu Malvado Favorito a se tornar uma das mais lucrativas da história da animação. E Gru certamente teve uma forte presença em todos eles, desde o lançamento do primeiro filme até o mais recente spin-off da franquia, Minions.

Quando se trata de personagens animados, Gru é um dos exemplos mais bem sucedidos de como criar uma figura única, capaz de despertar emoções genuínas na audiência. Sua jornada de redenção, aliada com sua personalidade mal-humorada e voz inconfundível, o tornam um dos vilões mais amados do cinema e um dos personagens mais icônicos dos últimos tempos.